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Que soninho bom! Confira dicas para dormir melhor e entenda algumas das causas da insônia.

Dificuldade para pegar no sono? Sensação de que o sono não foi reparador? Fique atento, estes são alguns dos sinais que podem indicar a presença da indesejada insônia. Estima-se que um a cada cinco adultos, em média, sofram com esse distúrbio.

Por Daniela Zschaber

Dificuldade para pegar no sono? Sensação de que o sono não foi reparador? Fique atento, estes são alguns dos sinais que podem indicar a presença da indesejada insônia. Estima-se que um a cada cinco adultos, em média, sofram com esse distúrbio.


É interessante destacar que existem diversos tipos do problema e, para cada um deles, um tratamento específico. Por isso, identificar a causa e saber se está relacionada a uma doença física, mental ou a um fator ambiental é o primeiro passo para a solução. E ao menor sinal de desconfiança: procure um profissional!


Preocupações relacionadas aos estudos, trabalho ou família podem manter sua mente ativa durante a noite. Grandes acontecimentos e eventos, provocadores de estresse, como morte de um familiar, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios. Além disso, os maus hábitos de sono resultam no aparecimento do problema. Estes incluem atividades físicas pouco antes de dormir, irregularidade do sono, ou dormir em ambientes desconfortáveis.


Apaguem as luzes: existem pessoas que não conseguem dormir com claridade e isso acontece porque a luz inibe a produção de melatonina (hormônio que nos auxilia no sono). Nesses casos, até mesmo a luz de aparelhos eletrônicos, sobretudo das televisões, ou pequenos feixes de luz vindos de portas e janelas são suficientes para atrapalhar na hora de dormir. Outro grande fator que pode atrapalhar é o barulho: buzinas, sirenes, o barulho da TV ou até mesmo barulhos da casa do vizinho podem impedir a efetividade na hora de dormir. Por isso, nesse caso, a grande dica é usar protetores auriculares.


Confira 5 dicas para dormir melhor:


  1. Verifique se seu colchão é seu travesseiro estão bons

  2. Evite ingerir alimentos com cafeína antes de se deitar

  3. Desligue os aparelhos eletrônicos

  4. Preste atenção na sua respiração

  5. Escute músicas relaxantes (se for necessário)

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